27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:98-1


Poster (Painel)
98-1DISSEMINAÇÃO DE UM CLONE DE STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS RESISTENTE À LINEZOLIDA EM DOIS HOSPITAIS NA CIDADE DO NATAL-RN.
Autores:CIDRAL, T. A (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; SILVA, S. S. P (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; VALE, B. C. M. (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE) ; SILVA-CARVALHO, M. C. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; FIGUEIREDO, A.M. (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) ; MELO, M. C. N. (UFRN - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE)

Resumo

Introdução:Linezolida é o primeiro agente antimicrobiano da classe oxazolidona a ser usado na prática clínica, sendo bastante eficaz frente a cocos Gram positivos multirresistentes. Objetivos:Pesquisar a presença de resistência a linezolida em Staphylococcus epidermidis resistentes à oxacilina isolados de infecções hospitalares na cidade do Natal-RN. Metodologia:Isolados de estafilococos coagulase negativos resistentes à oxacilina foram coletados de três hospitais da cidade do Natal-RN e identificados no nível de espécies através de testes bioquímicos. A susceptibilidade aos antimicrobianos foi avaliada através do teste de disco-difusão (CLSI-2012) e a concentração inibitória mínima para vancomicina e linezolida através do E-test®. A técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) foi realizada tanto para a detecção da gene mecA, que confere resistência à oxacilina, quanto para a detecção do gene cfr,que pode conferir resistência à linezolida e à clorafenicol. A tipagem molecular das cepas foi realizado através da técnica de Pulsed-Field Gel Eletrophoresis (PFGE). Resultados:Foram analisadas 30 cepas de S. epidermidis resistentes à oxacilina e mecA positivas. A maioria apresentou multirresistência aos antimicrobianos testados. Quatro apresentaram resistência a linezolida, apresentando CIM variando de 12µg/mL a 24µg/mL, e demonstraram ausência do gene cfr. Todas foram sensíveis à vancomicina. O perfil de PFGE das cepas resistentes à linezolida revelou a presença de 3 clones, sendo que um deles estava presente em dois hospitais diferentes. Conclusões:Esse estudo apresenta a primeira descrição de S. epidermidis resistente a linezolida no nordeste do Brasil e evidencia a disseminação de um clone resistente a essa droga entre hospitais da cidade. É um achado preocupante, uma vez que essa droga é de uso bastante restrito e está a pouco tempo em uso no Brasil.