27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:92-2


Poster (Painel)
92-2A METODOLOGIA DO LÚDICO NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM ESCOLAS DE BELÉM-PA.
Autores:RODRIGUES, L.M. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; PETY (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; FRADE, L.S. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; AZEVEDO, L.F.C. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; FARIAS, R.R. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; GONÇALVES, P.C. (UFPA - Universidade Federal do Pará) ; RIBEIRO, K.T.S. (UFPA - Universidade Federal do Pará)

Resumo

Introdução e Objetivos: O ensino de biologia é marcado pela grande quantidade de conteúdos, termos e conceitos complexos, como assuntos relacionados ao mundo microbiológico que certamente por não ser visto a olho nu e por vezes ser apresentado através de maneira unidirecional e tradicional de ensino, não se torna interessante. Uma das metodologias que contribuem para a aprendizagem significativa é o ensino através do lúdico, como jogos, uma vez que estes têm o potencial de provocar o ambiente motivador ao valorizar a participação do aluno no processo ensino e aprendizagem, além de estimular o desenvolvimento cognitivo e interpessoal durante um momento divertido, sendo assim, o trabalho proposto teve como objetivo analisar a aprendizagem dos alunos mediante a utilização de material lúdico em uma escola da rede privada do município de Belém (PA). Metodologia: Inicialmente, foi ministrada uma aula teórica relacionada ao conteúdo da biologia bacteriana com enfoque em seis doenças infecciosas. O jogo “BACTERIOGAME”, o qual abordava os mesmos assuntos, trata-se de um tabuleiro, com casas em cores diversas representando “pergunta”, “dinâmica”, “sorte ou revés” e “aguarde a próxima rodada”. Para a avaliação da eficácia da referida atividade no aprendizado dos alunos, foi aplicado um questionário antes da aula expositiva e depois do jogo. Tal atividade foi realizada em três turmas: uma de 7º ano do ensino fundamental e duas de 2º ano de ensino médio, totalizando 65 alunos. Resultados: Como resultado, foi observado que alunos do 7° ano do ensino fundamental tiveram um aumento de 21% no acerto de questões, enquanto alunos do 2° ano do ensino médio aumentaram em 22% o número de respostas corretas. Conclusão: Estes resultados ratificam outros estudos que demonstram que o lúdico, assim como outras diferentes estratégias e recursos utilizados como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, foi importante na motivação dos alunos da escola onde o jogo foi apresentado, além de contribuir na melhoria da assimilação de conteúdos.