27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:73-1


Prêmio
73-1Variabilidade microbiana entre ecossistemas de água doce, marinha e hipersalina da costa litorânea do Rio de Janeiro
Autores:Jurelevicius, D. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Vollú, R.E. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Cotta, S.R. (ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ; Dias, A.C. (ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) ; David, M.M (LBNL - Lawrence Berkeley National Laboratory) ; Mason, O.U. (LBNL - Lawrence Berkeley National Laboratory) ; Jansson, J.K. (LBNL - Lawrence Berkeley National Laboratory) ; Seldin, L. (UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

A variação das comunidades microbianas em ambientes aquáticos apresentando diferentes salinidades ainda é pouco conhecida. No presente estudo, métodos moleculares como eletroforese em gel de gradiente desnaturante (DGGE), PCR quantitativo (qPCR) e sequenciamento de 2° geração, foram utilizados para estudar a variação da comunidade microbiana entre ecossistemas de água doce, marinha e hipersalina presentes na área de proteção ambiental (APA) de Massambaba, Rio de Janeiro, Brasil. Os resultados obtidos através da análise dos dendrogramas gerados a partir dos perfis de DGGE mostraram que as comunidades de bactérias, arqueias e fungos se agrupam de acordo com a salinidade de cada ecossistema. Entretanto, os resultados mostraram que as comunidades de bactérias e de fungos obtidas das amostras de água marinha e hipersalina são mais próximas entre si, quando comparadas com as comunidades obtidas das amostras de água doce. A mesma correlação não foi observada para a comunidade de arqueias. Considerando a comunidade bacteriana, os resultados de qPCR mostraram que a abundância de bactérias é maior nas amostras de água marinha e menor nas amostras de água hipersalina. Quando genes funcionais - genes nifH e narG envolvidos no ciclo do nitrogênio - foram considerados, os resultados mostraram que genes relacionados à fixação biológica do nitrogênio (nifH) foram mais abundantes nas amostras de água doce e menos abundantes nas amostras de água marinha. Nenhuma correlação foi observada entre os diferentes ecossistemas considerando-se os genes envolvidos na denitrificação (narG). O sequenciamento do gene que codifica o rRNA 16S mostrou a maior abundância relativa dos filos Bacteroidetes e Verrucomicrobia nas amostras de água doce, a dominância de Proteobacteria nas amostras de água marinha e a maior abundância relativa de Actinobacteria e Tenericutes nas amostras de água hipersalina. Os resultados obtidos nesse estudo mostraram a distribuição da comunidade microbiana em ecossistemas com diferentes salinidades.