27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:67-2


Poster (Painel)
67-2Produção de colorantes naturais por cultivo submerso em biorreator: influência da alteração do pH na fase de produção
Autores:Santos-Ebinuma, V.C. (USP - Universidade de São Paulo) ; Viana Marques, D.A. (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) ; Pessoa, A. (USP - Universidade de São Paulo) ; Teixeira, M.F.S. (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo

Há uma tendência global a substituição dos colorantes artificiais pelos naturais, pois estes possuem menores efeitos adversos à saúde e maior aceitabilidade pelos consumidores. Os fungos filamentosos podem ser considerados uma fonte alternativa para colorantes naturais e estudos relacionados ao incremento dos parâmetros de produção são importantes para reduzir o custo global de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de colorantes naturais amarelos, laranjas e vermelhos por Penicillium purpurogenum DPUA 1275 por cultivo submerso em biorreator. A etapa de obtenção dos colorantes foi constituída de três fases: pré-inóculo, inóculo e produção. O pré-inóculo foi realizado em placas de Petri e o inóculo em frascos Erlenmeyers (125 mL) contendo 25 mL de meio CYA em agitador orbital a 150 rpm/30°C/72 horas. Posteriormente, 0,2 L foi transferido para biorreator de 3 L contendo 1,8 L de meio de cultivo. Os experimentos foram conduzidos durante 240 horas a 30°C mantendo a aeração em 2,0 vvm, nas velocidades de agitação de 300 e 500 rpm e realizando mudança do pH do meio para 8,0 pela adição de NaOH após 96 horas de cultivo submerso. O meio de cultivo foi filtrado em papel de filtro e membrana Millipore 0,45 µm. A partir do filtrado, determinou-se a produção de colorantes amarelos, laranjas e vermelhos espectrofotometricamente através da leitura da absorbância a 400, 470 e 490 nm e os resultados expressos em Unidade de absorbância (UA). Os resultados demonstraram que iniciar o crescimento a pH 4,5 e basificar o mesmo após a depreciação da fonte principal de carbono acarretou em aumento de 87% para os colorantes amarelos e próximos a 250% para os colorantes laranjas e vermelhos. Os valores de absorbância observados para os colorantes amarelos, laranjas e vermelhos foram 3,20UA400nm, 2,56UA470nm e 2,45UA490nm, respectivamente. Todos os parâmetros cinéticos avaliados foram melhorados com a variação do pH para 8,0 após o tempo de 96 horas. Da mesma maneira, a produtividade de todos os colorantes aumentou nesta segunda condição experimental. Estes resultados demonstram que o pH exerce grande influência sobre a produção dos colorantes e que, apesar das dificuldades em termos de viscosidade do meio, durante o cultivo de fungos filamentosos em biorreator, há a possibilidade de se utilizar esta estratégia ao se trabalhar com condições adequadas, principalmente de agitação e pH.