27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:57-2


Poster (Painel)
57-2PRESENÇA DE Escherichia coli INVASORAS DE CÉLULAS EPITELIAIS NO CÓLON E LUMÉN INTESTINAL DE PORTADORES DE DOENÇA DE CROHN
Autores:Santos, A. C. S. (UNESP/IBB/DMI - Depto. de Microbiologia e Imunologia IBB/UNESP) ; Ohara, R. (UNESP/IBB/DMI - Depto. de Microbiologia e Imunologia IBB/UNESP) ; Sassaki, L. Y. (UNESP/FMB/DCM - Depto. de Clínica Médica FMB/UNESP) ; Romeiro, F. G. (UNESP/FMB/DCM - Depto. de Clínica Médica FMB/UNESP) ; Rodrigues, J. (UNESP/IBB/DMI - Depto. de Microbiologia e Imunologia IBB/UNESP)

Resumo

A doença de Crohn (DC) se apresenta como lesões que podem afetar todo o trato gastrointestinal, particularmente o íleo, eventualmente se estendendo para outros órgãos. Entre os principais fatores desencadeadores da DC inclui-se a microbiota intestinal, com forte suspeita do envolvimento de Escherichia coli, cujo papel estaria ligado a sua capacidade de invasão e persistência em macrófagos regionais, levando a formação de granulomas. Estas propriedades definem as chamadas Adherent and invasive E. coli (AIEC), comumente isoladas em biópsias do íleo de portadores de DC. Considerando-se a escassez de dados sobre estas bactérias no Brasil, este trabalho teve como propósito investigar a prevalência de cepas invasoras de células epiteliais numa coleção de E. coli originalmente isolada de portadores de DC e indivíduos controle atendidos no Hospital das Clínicas da UNESP. No total, foram avaliadas 61 amostras bacterianas (53 de 9 pacientes com DC e 8 de 4 controles, em diferentes materiais clínicos), quanto a sua capacidade de invadir células Hep-2, no ensaio de proteção de gentamicina. Como controles negativo e positivo foram empregadas as cepas K12 HB101 e EIEC EIX, respectivamente. A invasibilidade foi expressa pela relação entre o número de bactérias que sobreviveram ao tratamento com gentamicina presentes no lisado celular e o total de bactérias inoculadas. Os testes foram feitos em triplicata e os resultados expressos em comparação com aqueles observados para a amostra de EIEC. Doze das 53 amostras de pacientes com DC apresentaram invasibilidade correspondente a pelo menos 50% (51 a 101,5%) da apresentada por EIEC, ao passo que nenhuma das amostras de controles foi invasora (<0,01% em relação a EIEC). As amostras invasoras foram em sua maioria isoladas de fezes e biópsias do cólon sigmoide. A amostra com maior capacidade invasora em células Hep-2 (101,5% da invasibilidade de EIEC) foi testada em células Caco-2 tendo, nestas células, apresentado invasibilidade 3x superior à apresentada por EIEC e cerca de 80% da invasibilidade da cepa de referência AIEC LF-82. Testes feitos em macrófagos da linhagem J774 mostraram que esta cepa invasora é incapaz de replicar nestas células. Os dados aqui apresentados indicam maior prevalência de bactérias invasoras em portadores de DC do que controle e sugerem que estas bactérias são mais comuns no cólon terminal e lúmen intestinal. Dados preliminares de caracterização de uma das cepas indica que ela apresenta estratégia de sobrevivência em macrófagos diferente da cepa LF-82.