27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:50-1


Poster (Painel)
50-1Detecção e Rastreamento de Contaminação Fecal Hospedeiro-específica em ambientes aquáticos da Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro.
Autores:Bianco, K.C.F (INCQS - Instituto Nacional de Controle e Qualidade em SaúdeFIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Oliveira, S.S (INCQS - Instituto Nacional de Controle e Qualidade em SaúdeFIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Miranda, C.C (INCQS - Instituto Nacional de Controle e Qualidade em SaúdeFIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz) ; Clementino M.M (INCQS - Instituto Nacional de Controle e Qualidade em SaúdeFIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz)

Resumo

A contaminação fecal dos corpos hídricos é uma das principais causas de doenças entéricas veiculadas pela água no mundo, responsáveis pela morte de mais de dois milhões de crianças por ano. As águas da Represa de Juturnaíba e do Rio São João, vêm sendo utilizadas para captação de água para o consumo humano na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Os indicadores de contaminação fecal usualmente empregados na avaliação da qualidade microbiológica da água quanto a presença de patógenos entéricos são os coliformes termotolerantes, os quais estão associados com matéria fecal humana e de outros animais de sangue quente. Entretanto, para um gerenciamento mais efetivo deve ser identificada a fonte de contaminação fecal. Microrganismos anaeróbios, como o grupo dos Bacteroides-Prevotella e de archaeas metanogênicas vêm sendo apontados como alternativa para biomarcadores de contaminação fecal hospedeiro-especifico. Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água da Represa de Juturnaíba e do Rio São João por meio da aplicação de biomarcadores moleculares capazes de revelar contaminações fecais suína, humana e de ruminantes. Amostras de águas superficiais e sedimentos foram coletadas, em seguida os parâmetros físico-químicos e as concentrações de coliformes totais e fecais foram determinados. As amostras foram concentradas por filtração, o DNA ambiental foi extraído, purificado e dosado para realização da PCR e sequenciamento. Inicialmente os iniciadores hospedeiro-específicos do grupo Bacteroides-Prevotella (gene rrs do 16S rRNA) e de Methanobrevibacter spp. (genes nifH e mcrA) foram analisados e demonstraram especificidade frente ao material fecal de ruminantes (Bacteroides-336 bp) e Methanobrevibacter ruminantium-336 bp); humanos (Bacteroides-525 bp e Methanobrevibacter smithii-222 bp) e suínos (Bacteroides-385 bp e Methanobrevibacter thaueri-257 bp). As dosagens de coliformes termotolerantes das amostras apresentaram 549,30 e 1011,20 NMP/100ml. O M. smithii foi detectado em todas as amostras de água e M. ruminantium e M. thaueri também foram detectados algumas amostras próximas à Represa de Juturnaíba demonstrando alta sensibilidade na detecção de contaminação fecal humana, de suínos e ruminantes. Esta abordagem representa uma importante ferramenta na detecção de contaminação hospedeiro-específica de ambientes aquáticos, o que poderá contribuir para as ações preventivas de vigilância ambiental em saúde.