27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:33-1


Poster (Painel)
33-1Caracterização da microbiota presente na pele do anuro Phyllomedusa distincta pela análise da biblioteca do gene RNA 16S.
Autores:Santos, C. (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Assis, A. B. (USP - Universidade de São Paulo) ; Narvas, C. A. (USP - Universidade de São Paulo) ; Magalhães, B. S. (UCB - Universidade Católica de Brasília) ; Barreto, C. C. (UCB - Universidade Católica de Brasília)

Resumo

A Phyllomedusa distincta é um anfíbio da ordem anura que ocorre em regiões litorâneas no Brasil. Representantes dessa ordem possuem glândulas serosas em toda a derme capazes de secretarem moléculas com atividade antimicrobiana. Glândulas granulares também estão presentes na derme e produzem toxinas, secretadas por células que as revestem. A ação dessas glândulas é uma resposta fisiológica do sistema de defesa contra patógenos. Além disso, esses animais possuem uma comunidade microbiana na derme, porém a relação dessa microbiota e anuro ainda não é conhecida. Considerando a hipótese de que essa microbiota tenha uma ação complementar ao sistema de defesa contra infecção por patógenos, o objetivo do presente trabalho foi a descrição da diversidade microbiana na derme de anuro da espécie P. distincta, por métodos moleculares. Em um estudo anterior foram coletados 15 indivíduos no Parque Estadual de Intervales – SP. Após a extração do DNA, três indivíduos foram selecionados para construção da biblioteca do gene do RNAr 16S utilizando primers universais para o Domínio Bactéria. Os amplicons foram clonados em vetores pGEM-T Easy e inseridos por eletroporação em Escherichia coli - EPI-300. Para cada indivíduo foram sequenciados em média 100 clones. As sequências obtidas foram comparadas com o banco de dados RDP utilizando a ferramenta Classifier e uma árvore filogenética foi construída com o auxílio do software MEGA. As sequências analisadas revelaram uma predominância do filo Proteobacteria, especialmente da classe Gamaproteobacteria pertencente à família Enterobacteriaceae. Outras famílias como Pseudomonadaceae e Xanthomonataceae foram menos abundantes. Esse trabalho concorda com o previamente observado em experimentos de cultivo, nos quais as colônias mais abundantes obtidas da derme de P.distincta foram espécies da família Enterobacteriaceae. Essa família é encontrada em animais como parte da microbiota natural do intestino e em alguns casos como agentes patogênicos porém, não é comum encontrar Enterobacteriaceae na pele de animais. É possível que o fato das espécies Phyllomedusinae diariamente espalhar, com seus membros uma camada de material lipídico, secretado por glândulas lipídicas, sobre a pele para reduzir perda de água, esteja relacionada à criação de ambiente favorável para o crescimento assim como à dispersão de Enterobacteriaceae proveniente do próprio anuro.