27º Congresso Brasileiro de Microbiologia
Resumo:7-2


Poster (Painel)
7-2DETECÇÃO DE ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO EXTRATO DE Mangifera indica L. SOB DIFERENTES CEPAS BACTERIANAS ASSOCIADAS A INFECÇÃO NASOCOMINAL.
Autores:CAVALCANTE, G. M (CESMAC - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMACUFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO) ; SILVA, A. M. (CESMAC - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC) ; QUEIROZ, J. S. (CESMAC - CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC)

Resumo

O potencial biológico de espécies vegetais desperta o interesse por pesquisas que busquem detectar a atividade antimicrobiana de espécies ocorrentes em diferentes ecossistemas vislumbrando minimizar os impactos de infecções causadas por bactérias em diferentes esferas. O escopo deste estudo foi detectar o potencial antimicroiano da espécie Mangifera indica so o desenvolvimento de diferentes cepas bacterianas associadas a infecção nasocominal. As cepas bacterianas foram obtidas junto ao Laboratório Labornew®, especializado em vendas de materiais biológicos. e foram repicadas em meio PCA e mantidas em sistema de bacterioteca. Amostras de Enterococcus faecium (ATCC 6569), Enterobacter aerogenes (ATCC 13048) e Pseudomona aeruginosa (ATCC 15442), foram semeadas em ágar sangue e posteriormente incubados em Estufas Bacteriológicas (24 horas à 35 °C). Uma alíquota de suspensão (a 0,5 da escala de Mac Farland) foi semeada em placas de Petri com Mueller-Hinton. Os extratos vegetais (casca e folha) foram reduzidos ao estado de pó através de moagem. O pó resultante foi misturado a água destilada na proporção de 10% (m.v-1). Para avaliar a atividade antimicrobiana foram utilizados discos de papel de filtro estéreis saturados com 10 µg de cada extrato. Como controle positivo foram utilizados discos de Gentamicina e como controle negativo água destilada. Após 24 horas de incubação a 36 °C a leitura dos antibiogramas evidenciou atividade antimicrobiana de M. indica com média de halo de inibição de crescimento bacteriano de 15,2, tal resultado apresentou diferença estatística significativa. Ademais, a atividade antimicrobiana de extrato da M. indica in vitro sugere a utilização do extrato desta planta a 10% frente a terapêutica antimicrobiana, sendo necessário a realização de pesquisas capazes de determinar a concentração inibitória mínima (CIM) da substância.