EDITAL DO CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MICROBIOLOGIA

TEMICRO 2011.

1. Apresentação
O Presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia, Adalberto Pessoa Junior, e o Secretário Geral, Carla Taddei de Castro Neves, no uso de suas atribuições legais, farão realizar Concurso para Obtenção do Título de Especialista em Microbiologia-TEMICRO, no dia 03 de outubro de 2011, regulamentado pelo presente Edital.

O Título de Especialista em Microbiologia terá validade por 5 (cinco) anos, devendo ser renovado de acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Nacional de Titulação SBM.

2. Das inscrições
2.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
2.2. As inscrições serão recebidas no período de 02 de fevereiro a 29 de julho de 2011, por via eletrônica www.sbmicrobiologia.org.br/26cbm.
2.3. O candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 390,00 além da inscrição no 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia.

As Especialidades
É importante esclarecer que as especialidades regulamentadas são profissionais, isto é, são especialidades no campo do exercício profissional do microbiologista. Foram regulamentadas algumas que se configuraram como mais definidas e consensuais.

A Saber:
Microbiologia Ambiental
Microbiologia de Alimentos
Microbiologia Industrial
Microbiologia Clínica

Deve ser destacado que o título de especialista em microbiologia é uma referência sobre a qualificação do profissional, não se constituindo condição obrigatória para o exercício da profissão.
Podem solicitar o título de Especialista os Biólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Médicos, Médicos Veterinários e outros profissionais que tenham atuação em uma das áreas da Microbiologia, desde que preencham alguns dos pré-requisitos abaixo relacionados:


I – Das Inscrições:

  1. O candidato deverá ser associado da Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM) tendo quitado o ano vigente;
  2. O candidato deverá ter nível superior e cinco anos de experiência profissional comprovada na área após a graduação OU carga horária mínima de 1.200 horas de estágio em microbiologia comprovadas depois de formado;
  3. Estar inscrito no 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia
  4. Pagar a taxa estabelecida pela SBM;
  5. O candidato deverá ter uma carta de apresentação e três indicações de associados da SBM;
  6. O certificado terá validade por cinco anos.

II – Documentos necessários para Inscrição:

  1. Preencher a ficha de inscrição do 26º Congresso Brasileiro de Microbiologia;
  2. Durante o processo de inscrição no 26º CBM efetuar a matrícula no CONCURSO PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MICROBIOLOGIA

Enviar para a SBM via correio curriculum vitae documentado, que deverá ser confeccionado de acordo com a “Plataforma Lattes” , histórico escolar e carteira ou comprovante de trabalho e uma fotografia recente 3x4;

Sociedade Brasileira de Microbiologia
ICB III - SBM - Dep. de Microbiologia
Av. Prof. Lineu Prestes, 2415
Cidade Universitária
05508-000 São Paulo, SP - Brasil
Tel: (+5511) 3813-9647/3037-7095

III – Pontuação dos Títulos e Atividades:

  1. Para obtenção do título o candidato deverá atingir média final = 7,0;

Provas – 90%
Títulos – 10%

IIIa - Provas
Prova escrita: será composta de questões de múltipla escolha e dissertativas sendo que 60% do conteúdo deverá versar sobre Microbiologia Geral e  40% sobre Microbiologia Específica da área de especialização escolhida.

Prova Prática: Versará sobre temas específicos da área de especialização escolhida

Critérios a serem utilizados na avaliação do CV para OBTENÇÃO do Título de Especialista

TÍTULOS

Exigências

Pontuação

Doutor na área escolhida,

Programa regular credenciado pela CAPES

5

Mestre na área escolhida

Programa regular credenciado pela CAPES

3

Especialização na área escolhida

Deverão ter carga horária mínima de 720 horas, considerando-se as horas-aulas e os trabalhos de campo, experimental, de estudo e monografia, bem como deverão atender às exigências do Conselho Federal de Educação e deverão ser reconhecidos pela SBM

1,5

 Liderança técnica

Liderança técnica em Laboratórios de Microbiologia nos últimos 10 anos

1 ponto a cada 2 anos de atividade (máximo 5 pontos)

Atividade Docente

Atividade Docente em Microbiologia nos últimos 10 anos

1 ponto a cada 2 anos de atividade (máximo 5 pontos)

Artigos científicos

Artigo científico em Microbiologia na área escolhida, publicados em revistas indexadas no ISI e/ou PubMed, como autor ou co-autor nos últimos 5 anos

1 ponto por artigo (máximo 5 pontos)

Apresentação em Congresso

Trabalhos científicos em Microbiologia, apresentados em Congressos reconhecidos pela SBM, como autor ou co-autor

0,2 por apresentado
(máximo 1 pontos)

Cursos de aperfeiçoamento

Em microbiologia nos últimos 5 anos, carga horária mínima de 180 horas, reconhecido pela SBM

1 ponto

Cursos de atualização

Em microbiologia nos últimos 5 anos, , reconhecido pela SBM. Abaixo de 36 horas de atualização nos últimos cinco anos não será pontuado

36 - 72 h   0,5; 73 - 109 h 1.0; >110 h        1,5
(máximo 1,5 ponto)

Estágio em 
microbiologia

Período mínimo de 480 h consecutivas, nos últimos cinco anos

Máximo de  1 ponto

Eventos

Participação em Congresso de Microbiologia e afins nos últimos 5 anos. Somente eventos reconhecidos pela SBM serão pontuados (veja anexo). Eventos não reconhecidos serão julgados pela comissão

0,2 por evento

(Máximo de  1 ponto)

Eventos

Participação ativa como palestrante em Congressos de Microbiologia nos últimos 5 anos

0,2 por evento

(Máximo de  1 ponto)

OBS: Os documentos referentes às atividades pontuadas deverão ser enviados organizadamente, agrupados por atividade. Caberá à SBM, através da Comissão de Titulação, proceder a pontuação estabelecida nos itens acima discriminados, para cada candidato, ação essa que será executada antes da realização da prova.
Outrossim, a comprovação de títulos e atividades constantes do currículo devem somar  no mínimo 10 pontos nos últimos 5 anos para a aprovação da inscrição no concurso.

O título terá validade por cinco anos. Para revalidação, o solicitante deverá encaminhar CV circunstanciado à SBM. A avaliação será feita pela Comissão de Titulação pela análise e pontuação do CV. Pontuação mínima exigida será de 10 pontos.

 

 

APOIO